Conversion Rate Optimization (CRO)

Conversion Rate Optimization (CRO) é o processo de melhorar a porcentagem de visitantes do seu site que convertem (também conhecida como taxa de conversão) alterando a cópia do anúncio, design, marketing estratégia ou métodos, redirecionamento etc.

Por que você precisa incluir a CRO em sua estratégia de marketing

A otimização da taxa de conversão exige tempo e esforço. No entanto, além das vantagens óbvias de taxa de conversão aprimorada, ROI mais alto e receita crescente, há outras razões pelas quais nenhuma boa estratégia de marketing pode ser realmente boa sem o CRO:

  • É econômico: É mais caro encontrar novos leads do que converter o velhos. É por isso que, depois de ter uma vantagem, você deve realmente tentar convertê-la. Redirecionar leads antigos, além de melhorar suas páginas de destino, design da interface do usuário, cópias de anúncios etc., será recompensado e ajudará você a melhorar sua taxa de rejeição, tempo na página, SEO e reconhecimento de marca. Mesmo se você optar por usar as ferramentas de otimização da taxa de conversão, verá que o CRO é muito mais econômico do que a maioria das estratégias de vendas e marketing.
  • Experiência aprimorada do cliente: Como os dois estão tão conectados, o CRO permite que você cuide da sua taxa de conversão enquanto melhora a experiência geral do cliente. Quão? Qualquer estratégia de otimização da taxa de conversão implica a melhoria do design da interface do usuário / UX, das páginas de destino, da simplificação do processo de pagamento, etc. Isso inadvertidamente melhorará a experiência do cliente.
  • Melhor valor da vida útil do cliente: Com a melhoria da experiência do cliente / usuário, sua taxa de rotatividade também melhorará. Isso melhorará posteriormente o seu CLV (também conhecido como LTV). Além disso, é mais provável que os clientes satisfeitos se tornem fãs da marca ao longo do tempo, referindo novos clientes em potencial com maior probabilidade de conversão.
  • Focado no ROI: CRO mais alto proporcionará um retorno maior do investimento, não apenas do site, mas também de campanhas publicitárias pagas. Lembre-se de realizar testes A / B para descobrir melhor o que converte leads.

Como melhorar sua taxa de conversão

Quando a taxa de conversão parece não aumentar ou até cair, uma boa estratégia de otimização da taxa de conversão pode ajudá-lo. Existem várias maneiras de melhorar a taxa de conversão.
Estes são os nossos favoritos:

  1. Melhore o UX, facilitando a navegação no site. Um ótimo UX melhorará a taxa de conversão. Não faça com que seus leads façam o trabalho extra – quanto mais suave a experiência, maior a chance de conversão.
  2. Trabalhe em SEO para garantir que seu site seja classificado corretamente no mecanismo de pesquisa. Isso não apenas ajuda os leads a encontrar seu serviço mais fácil, mas também melhora a imagem e o reconhecimento da marca, que geralmente contam na tomada de decisão final.
  3. Crie um CTA que seja brilhante, claro e realmente apele à ação. Crie-os não apenas para suas páginas de destino, mas também para postagens no blog. Não adicione CTAs apenas no final de suas postagens ou website: nem todo mundo lê até o final. Insira alguns CTAs por toda parte.
  4. Adicione pop-ups, menus suspensos, banners e caixas de slides. O HubSpot provou que as caixas deslizantes podem melhorar a taxa de conversão ainda melhor do que os botões tradicionais da CTA (192% mais cliques e 27% mais envios).
  5. Crie páginas de entrada de formato longo. Segundo a pesquisa, as páginas de destino longas convertem 220% melhor em comparação com as curtas. Lembre-se disso ao definir uma tarefa para seus designers.
  6. Adicione formulários para obter mais informações sobre seus leads. Isso é feito não apenas para você enviar a eles informações e conteúdos relevantes, mas também para ajustar sua personalidade perfeita do comprador e sua estratégia de CRO em geral.
  7. Crie um funil de conversão. Essa é realmente uma das melhores práticas de otimização da taxa de conversão, pois permite analisar o comportamento do usuário, em que estágios seus leads ficam presos, definir os gatilhos aos quais eles mais reagem e decidir o que você precisa melhorar.
  8. Implemente ferramentas de bate-papo ao vivo para ter a oportunidade de se comunicar diretamente com os visitantes. Eles podem aparecer no local ou depois que um usuário passa um certo período de tempo na página da web. Essas ferramentas facilitam a melhoria da taxa de conversão: será mais fácil iniciar a conversa, pois os leads já estão interessados ​​no seu serviço ou produto e você estará lá caso eles tenham alguma pergunta rápida que possa impedi-los de uma conversão.
  9. Otimize e atualize as postagens populares do blog com uma baixa taxa de conversão. Existem algumas razões (óbvias) a favor dessa estratégia de otimização da taxa de conversão. Em primeiro lugar, todos (incluindo os mecanismos de pesquisa) adoram informações relevantes e atualizadas. Em segundo lugar, é uma oportunidade para você adicionar mais CTAs ao longo dos textos que podem aumentar suas conversões e impedir que os leads saiam da página depois que encontrarem as informações que procuravam.
  10. Teste A/B para ver o que funciona melhor para o seu público. É quase impossível prever o que exatamente você pode fazer para converter melhor seu público. O teste A / B ajuda a obter números reais sobre o que funciona melhor, mesmo que pareça contra-intuitivo para você.

Agora que você sabe o que fazer, precisa de algumas ferramentas para ajudá-lo. Aqui estão nossos favoritos.

11 ferramentas de otimização da taxa de conversão

Você pode achar difícil trabalhar manualmente na otimização da taxa de conversão. Recomendamos escolher um conjunto de ferramentas e plataformas de otimização da taxa de conversão para ajudá-lo a realizar pesquisas e testes.

Teste A / B

Saboroso A / B

Com esta ferramenta de otimização de taxa de conversão, você analisará facilmente seu site e descobrirá como é fácil de usar, obterá informações sobre o desempenho do carregamento e realizará testes A / B e multivariados.

Optimizely

Optimizely é uma das plataformas all-in-one mais populares que oferece testes de marketing. Essa plataforma ajudará você a melhorar o UX e a testar não apenas seu site, mas também aplicativos para Android e iOS.

Mecanismo de experimentos

Esta ferramenta de otimização de taxas de conversão é fornecida pela Optimizely. Esta é a ferramenta de teste A / B que o ajudará a encontrar a melhor versão do seu site por meio de relatórios e análises detalhadas.

Taxa de conversão e análise de design

Google Analytics

Quem não ama o GA? É totalmente gratuito, mas ainda permite que você mergulhe nos mínimos detalhes do desempenho do usuário: aberturas, cliques, tempo gasto na página, conversão etc. Separe um tempo para realmente aprender – vale a pena.

Hotjar

Hotjar é uma das melhores ferramentas de mapeamento da jornada do usuário em seu site. A versão gratuita da ferramenta oferece mapeamento de calor, gravação de telas, análise de drop-off em funil, formulários e enquetes.

Clicky

A é uma alternativa ao Google Analytics que ajudará você a implementar suas estratégias de otimização da taxa de conversão. Ele fornece dados sobre o comportamento do usuário para que você possa encontrar maneiras de melhorar. Os dados fornecidos são os mesmos: número de visitantes, tempo médio gasto na página, taxa de rejeição, número de cliques, etc.

Crazy Egg

Esta grande plataforma rastreia a interação dos usuários com o seu site através de mapas de calor, gravações e instantâneos. Você também pode fazer alterações rápidas no site e no teste A / B para encontrar a versão do site que mais converte. Apenas observe que seus planos são cobrados apenas anualmente. Esta ferramenta de otimização de taxa de conversão é uma alternativa às anteriores. O Clicktale fornece detalhes sobre o desempenho do usuário com mapas de calor, análises para web, dispositivos móveis e aplicativos, replays de sessões e análises de conversão.

KISSMetrics

O Kissmetrics é outra ferramenta de CRO que rastreia o comportamento dos usuários, oferecendo também dados de localização. Com esta ferramenta a bordo, será mais fácil melhorar a taxa de conversão.

TryMuUI

Testa ferramenta permite realizar testes completos da interface do usuário e descobrir as melhores e as piores coisas sobre ele. Essa é uma alternativa ao Qualaroo que fornece um conjunto de recursos semelhantes.

Obtenha informações dos usuários

Google Forms

Uma ferramenta mais gratuita do Google que ajudará você em seus esforços de otimização da taxa de conversão. Use-o para criar pesquisas e obter informações sobre seus visitantes, permitindo que você os converta mais facilmente no futuro.

Survey Monkey

This é provavelmente a ferramenta mais popular para criar pesquisas e analisar os resultados. Você pode usar modelos ou criar suas próprias pesquisas, adicionar perguntas acionadas e definir temas, alterar fontes e inserir seu logotipo e muito mais. Tudo isso ajudará você a criar pesquisas atraentes que as pessoas estão empolgadas em preencher.

Implemente estratégias de CRO, use ferramentas de otimização da taxa de conversão e você melhorará significativamente em pouco tempo.

Click-Through Rate (CTR)

O marketing on-line tem como objetivo encontrar consumidores em potencial com a ajuda de canais digitais. Os usuários navegam na Internet, socializam on-line e concentram sua atenção nos blogs mais interessantes, informativos e comerciais. sites atraentes, além de anúncios atraentes. A click-through rate (CTR) é uma das maneiras de medir o sucesso do mecanismo de pesquisa, publicidade ou campanhas de e-mail, entre outras, mostrando a porcentagem exata de usuários que decidiram clicar em a ligação apenas após vê-lo CTR.

Como calcular o click-through rate

De acordo com a definição, click-through rate (CTR) é a razão entre o número de cliques (pessoas que estavam interessados no anúncio oferecidos e realizados alguma atividade, por exemplo, clicado no anúncio ou no link) para o número total de impressões (visualizações) .Este valor deve ser multiplicado por 100 para transformar a CTR na porcentagem.Aqui está a fórmula exata para o cálculo da CTR:

(Total de cliques) / (Total de impressões essions) x 100 = Click-Through Rate (CTR)

Acima é a maneira manual de calcular a CTR. Além disso, os profissionais de marketing podem usar métricas diferentes para monitorá-lo. Vamos dar uma olhada em um exemplo:

O número total de impressões é 1670. O número total de cliques é igual a 89. É suficiente ver a porcentagem da CTR. Aqui está uma fórmula aplicada ao caso:

CTR = (89/1670) x 100

CTR = 5,32%

A CTR demonstra o índice de qualidade da campanha – quanto maior, maior o retorno do investimento que você pode ter.

O que é uma boa taxa de cliques?  

Os especialistas observam que não há um índice CTR ideal, pois sua porcentagem depende da direção da plataforma e do tipo de conteúdo. Porém, algumas regras comuns ajudam a entender se a CTR é alta ou baixa para os seus negócios on-line: a

maioria dos profissionais de marketing indicaria que a CTR de 2% é a pontuação média de qualquer campanha publicitária. Alguns especialistas nomeiam 4-5% de CTR como o resultado mais ideal para projetos digitais. A CTR é superior a 10%, pode ser perigoso para o site monitorado.

O último ponto pode parecer surpreendente, mas a porcentagem de CTR muito alta é o principal motivo para o Google inspecionar a plataforma digital. Os mecanismos de pesquisa analisam as atividades do seu site de maneira focada e podem até bloqueá-lo. Portanto, mesmo o anúncio pago mais bem-sucedido não pode fornecer uma CTR superior a 10% se você não violar as práticas de chapéu branco do marketing digital.

Como determinar a CTR mais ideal para o seu nicho de mercado?  

O conselho mais útil para os proprietários e profissionais de marketing de sites é analisar diferentes projetos, campanhas publicitárias e estratégias de marketing em apenas um setor. É necessário dar uma olhada na CTR de todos os concorrentes e descobrir a pontuação média. Observe que cada setor tem suas peculiaridades. Por exemplo, de acordo com os Benchmarks do setor do Google AdWords, o setor automotivo possui uma pontuação CTR bastante alta (4%), enquanto os segmentos de tecnologia, B2B e serviços ao cliente têm um indicador CTR mais baixo (2-2,5%).

Taxa de cliques como uma das métricas de geração de leads mais importantes

Assim como as taxas de conversão, o custo por cliente, o custo por clique e outras métricas populares, as medições de CTR são usadas para verificar a eficácia de uma campanha de geração de leads. Ele mostra quantos usuários segmentados clicaram nos links oferecidos pelo canal de geração de leads.

Além disso, a CTR ajuda a ver a proporção do número de visitantes do site que clicaram no link com a quantidade total de destinatários da geração de leads. Se a porcentagem for baixa, é um sinal certo de trabalhar no seu conteúdo. Ao mesmo tempo, uma pontuação alta na CTR demonstra uma boa resposta do público.

O uso das métricas de CTR pode levar ao aprimoramento de qualquer campanha de geração de leads. Uma análise abrangente da CTR pode ajudar a ajustar a estratégia de geração de leads e propor outras ações pensadas que trarão melhores resultados. 

A CTR também é amplamente usada para melhorar os resultados em outras campanhas de marketing digital. Entre eles estão:

  • PPC (pay-per-click) advertising
  • SMM (marketing em mídia social)
  • E-mail marketing

Falando sobre email marketing e CTR, é importante observar que a CTR é considerada a métrica mais crítica para qualquer campanha. É frequentemente usado emparelhado com a métrica de taxa de abertura. Os profissionais de marketing comparam os resultados dessas duas métricas para ver as seguintes estatísticas:

Quantas pessoas normalmente abrem e-mailsQuantos destinatários clicam no link na mensagem

Taxa de cliques de e-mail

A CTR de e-mail visa medir o número de pessoas que clicaram em pelo menos um link disponível na mensagem. A CTR no email marketing ajuda a entender a qualidade da cópia do email e seu desempenho. Para calcular a CTR de email, execute as três etapas a seguir:

  • Pegue o número total de destinatários que clicaram no link que você adicionou ao seu email
  • Divida essa pontuação pelo número de mensagens entregues aos destinatários

Por exemplo, você enviou 1.000 cartas e saiba que 43 destinatários clicaram no link que havia sido colocado dentro da mensagem. Use a fórmula para calcular a CTR:

CTR = (43/1000) x 100 

CTR = 4,3%

Essa pontuação é um bom resultado para email marketing. Isso significa que você tem um excelente compromisso. Os profissionais de marketing consideram a CTR como o nível da taxa de participação. Uma pontuação alta na taxa de abertura não significa que as pessoas estejam interessadas nas informações fornecidas nas cartas. CTR é a métrica que rastreia o interesse dos leads em sua oferta.

As três principais maneiras de aumentar a pontuação da CTR por email

Os profissionais de marketing geralmente procuram métodos eficientes para melhorar a CTR, então aqui está uma lista de dicas que podem ajudar a aumentar a pontuação da sua campanha de marketing por email:

Torne seu conteúdo atraente – a qualidade das informações deve ser extremamente Alto. Textos, fotos, promoções e outros dados devem ser atraentes. Leve em consideração o aspecto da CTA (frase de chamariz). Quanto mais forte o CTA, maior o CTR.Foque no seu público-alvo – você pode otimizar sua campanha de e-mail usando a segmentação de público-alvo. Divida todos os clientes em potencial em vários grupos. Todas as categorias terão necessidades diferentes e conteúdo específico.

Resumindo

Os especialistas nomeiam o click-through rate (CTR) como um sinal de classificação, o que a torna um importante componente de auto-análise do algoritmo Rank Brain do Google. Não negligencie essa métrica e use-a para melhorar suas campanhas de marketing digital “.

 

Teste A/B

O que é teste A / B: definição, exemplos e dicas


Teste A/B é um método utilizado para comparar duas versões (das páginas de destino website, cópias de e-mail, anúncios, as características do produto, etc.) para descobrir qual deles é recebido melhor pelos consumidores. Ele toma a adivinhação fora de decidir o que vai funcionar melhor: em vez de esperar o que você escolhe é a melhor versão, você tem dados exatos para confirmar que realiza opção melhor.


A versus B

Então, o que exatamente um teste A/B envolve?

Na sua essência, ele está enviando ou compartilhar duas versões da mesma cópia / site / anúncio com apenas uma diferença entre as versões A e B, e comparar os resultados, dependendo dos objetivos do experimento. Normalmente, taxa de abertura, taxa de cliques e conversões são comparados.

Um teste A / B pode ser tão simples como fazer um botão laranja call-to-action e outro azul um. Tudo o resto nestas duas versões são idênticas. Se mais pessoas clique no botão laranja do que o azul, você vai saber que um botão laranja call to action (CTA) vai lhe trazer uma maior click-through rate (CTR) entre este público.

Um teste A / B leva suposição fora da equação e dá-lhe uma resposta objetiva sobre como você pode mudar a sua cópia para obter melhores resultados. Um teste A / B também pode ser aplicado ao produto apresenta para determinar possíveis melhorias. Diferentes públicos respondem a coisas diferentes, e conjecturas não é um risco que você deve tomar.


Por que você deve fazer um teste A / B


Primeiro de tudo, o teste A / B é uma maneira acessível para descobrir como melhorar a sua cópia ou produto para atingir os melhores resultados possíveis. Qualquer pessoa pode A / B teste seus e-mails, anúncios, UI, etc., com pouco esforço extra.
Em segundo lugar, embora possa demorar alguns ensaios, no final, você vai encontrar a variação mais eficaz de sua cópia ou produto e obter informações valiosas sobre o que seu público prefere, dando-lhe uma vantagem no futuro.


Como fazer o teste A / B

Para fazer o teste A / B corretamente, você só deve testar uma variável (alteração) por vez. Testar mais de uma variável por vez não mostra qual mudança é responsável pelo resultado alcançado.

As variáveis ​​que você pode testar são ilimitadas. Cores, títulos, palavras, frases, imagens, fórmulas de redação, vídeos, canais de ícones e um milhão de outras coisas podem ser alteradas e testadas para ver o que leva a taxas de conversão mais altas e melhor CTR.

Aqui está como começar:

  • Descubra seu objetivo
    Deseja uma taxa de abertura mais alta? Mais conversões? Menor taxa de rejeição? Definir sua meta significa saber o que precisa ser testado, bem como a melhoria que você está procurando.
  • Escolha qual elemento você deseja testar
    Não faz sentido testar algo que não afeta seu objetivo principal. Verifique se você está testando elementos e comparando métricas que realmente levam ao seu objetivo final. Por exemplo, comparar sua taxa de abertura quando seu objetivo principal é aumentar as conversões não leva necessariamente a resultados precisos. Nesse caso, a comparação da taxa de cliques seria mais precisa, principalmente se você estiver usando o rastreamento UTM. Outro exemplo de escolha incorreta do elemento de teste seria testar o design do rodapé do site para diminuir a taxa de rejeição. Em vez disso, teste o conteúdo do site e o design geral.
  • Lembre-se de fazer um Testa A/B por vez
    Como mencionamos anteriormente, se você estiver alterando várias variáveis ​​ao mesmo tempo, não poderá determinar qual variável está fazendo a diferença, o que anula o objetivo de um teste A / B.
  • Analisar o desempenho atual
    Se você não conhece sua linha de base, não pode ver ou comparar as alterações. Saiba onde você está para poder ver para onde está indo. Melhor ainda, deixe um pequeno grupo de controle fora do seu teste A / B.
  • Projetar o teste
    Defina quanto tempo ele será executado, quais dados serão coletados, o tamanho da amostra etc. Defina as métricas para o seu teste A / B antes de liberá-lo para o meio ambiente. Sempre divida os dois grupos igualmente e aleatoriamente e execute os testes simultaneamente para obter resultados precisos. Obviamente, você também pode executar testes A / B em um grupo específico ou demográfico, mas ainda assim verifique se a divisão é igual e aleatória.
  • Fazer a mudança
    Se você vir uma clara diferença positiva entre A e B (e, é claro, o grupo de controle, se estiver usando), faça a alteração e colha os benefícios. Você descobrirá que os menores ajustes podem fazer uma grande diferença; portanto, não perca a chance de melhorar seu ativo.
  • Enxague e repita
    Mais testes A / B é normalmente o próximo passo. Você deseja que seus ativos sejam o mais lucrativos possível, para garantir que tudo seja o melhor possível para o consumidor. Há sempre espaço para melhorias.

É fácil como ABC

Como você leu, há várias etapas para executar com sucesso um teste A / B, mas nenhum deles é particularmente difícil, ou pelo menos não com força suficiente para abandonar o método – e é certamente melhor do que cegamente fazer alterações e apenas esperando que eles trabalhos.

A / B testando uma ferramenta muito eficaz em muitos aspectos da interação do consumidor e vai ajudar você a entender melhor o que funciona e o que não funciona, o que é extremamente importante na tomada de decisões futuras.

Earned Media

Earned Media é como descrevemos as menções feitas por jornalistas ou imprensa em geral sem que tenha ocorrido qualquer investimento financeiro – paid media – para a menção ocorrer, mas sim algum tipo de esforço de relações públicas (RP) para divulgar ao público. Considera-se earned media, tudo, desde um documentário de TV a um artigo de jornal. Através da internet, podemos considerar as referências e menções como meios ganhos.

Esse termo também é conhecido como mídia expotânea.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O que é CAC

Conhecida como uma das métricas mais importantes em qualquer setor de negócios, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o custo associado a transformar um estranho  em cliente, melhor dizendo, convencendo um cliente a comprar um produto / serviço.

Esse custo é incorrido pela organização para convencer um cliente em potencial.

Essa métrica desempenha um papel importante no cálculo do valor do cliente para a empresa e o retorno do investimento (ROI) resultante da aquisição. O cálculo da avaliação do cliente ajuda a empresa a decidir quanto de seus recursos pode ser gasto com lucro em um cliente específico. Em termos gerais, ajuda a decidir o valor do cliente para a empresa.

No entanto, um dos itens mais relevantes em qualquer empresa orientada a SaaS é a correlação entre CAC e LTV, sendo uma métrica que corresponde à saúde de uma empresa.

O custo de aquisição de clientes (CAC) é muito usado em empresas com SaaS, vendas de software B2B e startups. A métrica é mencionada nas publicações das empresas de capital de risco e é – na maioria das vezes – uma métrica crucial para um investidor decidir entre ir ou não ir a uma empresa durante uma rodada de VC.

O índice CAC também aparece em revistas de negócios, como Forbes e Inc.com.

Como calcular o CAC

Numericamente, o custo de aquisição do cliente é normalmente expresso como uma proporção – dividindo a soma total da CAC pelo número de clientes adicionais adquiridos pela empresa como resultado da estratégia de aquisição do cliente.

Geralmente usa a soma de todos os custos de vendas (custos de viagem, salários, comissões, …) e custos de marketing (gastos com anúncios, ferramentas, salários, …) divididos pelo número de novos clientes.

Imagine que sua empresa SaaS tem um custo total de R$ 30.000,00 nos últimos 30 dias e integrou 100 novos clientes; portanto, o CAC da sua empresa SaaS é 30.000 / 100, com o resultado final de R$ 300,00.

Portanto, para cada novo cliente que você integrou, sua empresa SaaS gastou  R$ 300,00.

A importância dessa métrica

As empresas usam a relação LTV para CAC (LTV: CAC) para orientar hábitos de gastos em marketing, vendas e atendimento ao cliente. LTV:CAC mostra um breve instantâneo de quanto os clientes valem em comparação com o quanto os negócios estão gastando para alcançá-los.

Business to Business (B2B)

B2B (empresa a empresa) é uma transação feita entre empresas, em oposição às transações entre uma empresa e o consumidor individual final (B2C). Todas as indústrias têm empresas que se envolvem em B2B. Isso é necessário, pois todas as empresas exigem suprimentos e serviços específicos, e muitas empresas fornecem esses suprimentos e serviços específicos.

Embora comumente o comércio B2B signifique transações pela Internet , sempre foi padrão para as empresas comprar bens e suprimentos, terceirizar e terceirizar de outras empresas. Por um exemplo simples, os fabricantes de automóveis nunca fabricaram todos os componentes de seus carros do zero – eles compram os materiais e as peças de outras empresas para montá-los.

O B2B na era moderna não é realmente diferente, exceto mais e na maioria das vezes essas transações são feitas via Internet. O B2B é um enorme mercado de comércio eletrônico, superando o B2C (empresa a cliente) em quase 260% .

Muitas empresas B2B também são B2C, como empresas de computadores ou de material de escritório. Pessoalmente, compro cerca de cinco canetas por ano, enquanto o valor de dez andares de uma empresa provavelmente precisará de muito mais e vai comprá-los a granel. Uma empresa de computadores pode vender toneladas de computadores pessoais, mas o fabricante de dinheiro real está vendendo grandes quantidades de desktops e laptops para empresas e escritórios. Por um segundo, imagine quantos computadores são vendidos para o governo dos EUA ou sistemas hospitalares; Quanto mais você acha que uma empresa ganha com essas baleias brancas versus a venda de computadores pessoais? Portanto, embora muitas empresas B2B sejam estritamente B2B, há muita sobreposição entre B2B e B2C.

B2B vertical

O B2B vertical é uma empresa que vende bens e serviços especificamente dentro de um setor. Novamente, o setor de fabricação de automóveis é um exemplo excelente e fácil de entender do B2B vertical: uma empresa produz aço e o vende apenas para fabricantes de automóveis, outra fornece os pneus ou os motores. Todas as empresas envolvidas têm a fabricação de carros como sua única razão de existir.

B2B horizontal

No B2B horizontal, vários setores são atendidos. Essas empresas são mais amplas e têm mais de um grupo demográfico para atender. Se você já assistiu ao programa de TV The Office, entenderá imediatamente a diferença. O fictício Dunder Mifflin está vendendo papel, mas eles vendem para todos os tipos de empresas, desde o fornecimento de diferentes escritórios com papel de copiadora até a vitória perdendo a oferta de fornecer o papel impresso para as Páginas Amarelas. Isso é B2B horizontal.

Comércio eletrônico B2B

O B2B digital está aumentando e se elevando como um dos domínios mais lucrativos e criativos dos negócios. O comércio eletrônico está substituindo rapidamente muitas abordagens mais tradicionais dos negócios. Os sites são os novos fornecedores, permitindo a coleta de informações , propostas, compras, intermediação e licitação.

As ferramentas e serviços da Web também estão entrando e agitando o mundo B2B. Do desenvolvimento de sites às ferramentas de e – mail, aos infomediários e ao software (e mais!), Você encontrará muitas empresas que precisam desses serviços e contratam outras empresas para fazê-los. Por exemplo, toda empresa precisa de um site e vai querer que os profissionais o façam, não Tom da sala de correio, que administra um grupo de Facebook pouco seguido sobre furões. Direita? Direita.

O comércio eletrônico se presta especialmente a nichos de mercado. As empresas podem precisar de alguns serviços extremamente específicos, existem empresas de nicho para atender a essas necessidades, e on-line é onde encontrar essas empresas agora.

Voltando aos furões, por exemplo, os nichos de mercado podem ser algo tão específico quanto os cuidados com furões de estimação: mesmo se uma empresa estiver fabricando todos os seus produtos à mão, eles ainda precisarão comprar os suprimentos, criando assim outro relacionamento B2B. Seus fornecedores podem ser variados – um frasco de xampu para furões tem ingredientes diferentes dos de um tratamento para furões – mas, por outro lado, os compradores da empresa de fornecimento de furões serão menos variados – lojas de animais, principalmente. O B2B é uma cadeia com muitos links, mesmo no setor de nichos, e é por isso que é tão lucrativo.

Marketing B2B

Vertical ou horizontal, o marketing B2B é um mundo grande. Construir sua marca, criar relacionamentos , manobrar negociações e preencher um nicho são todos necessários para o sucesso, mas está lançando seu produto que gera receita . A internet desempenha um papel vital nisso agora. Sites e blogs da empresa, mídias sociais, SEO, e-mails, vídeos e e-books são usados ​​para criar reconhecimento de marca e produto.

O marketing B2B deve começar com a pesquisa. Pesquisando no mercado (incluindo marcas da concorrência), clientes e clientes em potencial e atuais, você pode tomar decisões comerciais e financeiras corretas com base em fatos . Ficar cego não vai ajudá-lo a construir uma estratégia. Como mencionado anteriormente, é essencial encontrar um nicho ou especialização. Criar uma estratégia para preencher esse nicho é como você obtém sucesso. Nas transações B2B, as empresas procuram especialistas que se distinguem de outras empresas de alguma forma.

Em seguida está divulgando seu nome. Quando alguém está procurando um produto como o seu, você deseja que ele seja exibido. Ter um site é apenas a ponta do iceberg. Você precisa que seu site chegue ao topo das pesquisas no Google. O SEO aprimorado (orientado por sites, blogs e artigos completos) é um ótimo começo que o levará ao radar rapidamente.

Além de sempre ter sua caixa de entrada aberta por e-mails e bate-papos de atendimento ao cliente, o envio de e-mails exploratórios ajudará você a atrair uma audiência. Se você estiver disposto a quebrar um ovo para fazer um bolo, os anúncios pagos podem valer a pena, porque, embora seja de empresa para empresa, os seres humanos formam uma empresa e são atraídos por anúncios.

A coisa mais importante quando você recebe a atenção é mantê-la. Revisões, acompanhamento, atendimento ao cliente e informações atualizadas sobre o produto manterão seus negócios.

Análise de Coorte

A análise de coorte é um subconjunto de análise comportamental, com base em dados de, por exemplo, plataformas de comércio eletrônico, aplicativos da web, jogos on-line e que, em vez de olhar para todos os usuários individualmente, os separa em grupos com características em comum, para facilitar a análise e possibilitar inúmeras informações. Esses grupos relacionados geralmente compartilham características ou experiências comuns durante um determinado período de tempo.

Daily Active Users (DAU)

Daily Active Users (DAU) – em português Usuários Ativos Diários – é uma das principais métricas usadas pelas empresas que executam o modelo SaaS, aplicativos ou redes sociais, que mostram o número de usuários que abriram e se envolveram com o aplicativo ou produto da Web em um dia útil.